TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Governo Lula manterá tom cauteloso em relação à Síria

    Em comunicado, o Itamaraty expressou preocupação com a intensificação da crise

    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

    247 - O governo brasileiro, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, adota uma abordagem cautelosa diante do recente agravamento do conflito na Síria. A expectativa, segundo informações divulgadas pela CNN Brasil, é de que as manifestações oficiais sejam conduzidas pelo Ministério de Relações Exteriores.

    Em comunicado emitido na noite de sábado, antes da queda do presidente sírio Bashar al-Assad, o Itamaraty expressou preocupação com a intensificação da crise. A nota enfatiza a importância de proteger a população e as infraestruturas civis, além de pedir o respeito ao direito internacional. "O governo brasileiro acompanha com preocupação a escalada de hostilidades na Síria", destacou o documento.

    O posicionamento reforçou a necessidade de uma solução negociada que respeite a soberania e a integridade territorial da Síria. “O Brasil apoia os esforços para solução política e negociada do conflito na Síria, que respeitem a soberania e a integridade territorial do país”, afirmou o Itamaraty.

    Ainda no texto, foi feito um apelo para que brasileiros presentes na Síria deixem o país o quanto antes, embora, até o momento, não haja previsão de operações de resgate promovidas pelo governo.

    A estratégia de cautela reflete a agenda interna carregada do governo Lula e a tentativa de evitar polêmicas em temas de política externa, especialmente em cenários de conflitos sensíveis como o do Oriente Médio. Essa postura reforça o papel do Itamaraty como protagonista nas manifestações do Brasil em questões diplomáticas delicadas, deixando claro o compromisso com o diálogo e a resolução pacífica dos conflitos.

    O desenrolar da crise síria continuará sob vigilância das autoridades brasileiras, que monitoram os desdobramentos enquanto defendem uma abordagem equilibrada, guiada pelos princípios do direito internacional e pela busca incessante pela paz.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados