Governo Lula não sofre risco de retaliação com Trump, afirma Padilha
Segundo o ministro, Lula tem “experiência com governos republicanos e democratas”
247 - O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), afirmou à rádio CBN que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não corre o risco de sofrer retaliações do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo ele, Lula e seus ministros têm “experiência com governos republicanos e democratas”, o que deve ajudar na relação mesmo com as discordâncias políticas entre eles.
Padilha disse que continua esperando uma contribuição importante dos Estados Unidos na agenda ambiental, uma das prioridades do governo Lula na política externa, e no diálogo sobre esse tema com outros países.
Sobre a política interna, o ministro falou sobre a PEC da Segurança Pública, que deve ser enviada ao Congresso ainda em 2024. Segundo ele, o governo está ouvindo sugestões de governadores para ajustar os últimos detalhes da proposta. “O mais importante é entender que o crime organizado está integrado nacionalmente. Só a cooperação entre estados e o governo federal já ajuda no combate", disse.
Por fim, Padilha também falou sobre as eleições municipais. Na visão dele, o PT teve crescimento em votação para vereador e em lugares menores, mas precisa avaliar os motivos do desempenho abaixo "nas grandes e médias cidades" e, para isso, será feito um debate interno.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: