TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Lênio Streck: “depoimento de Freire Gomes é o mais fidedigno para provar o golpe de Estado”

    “Fosse no curso de arbitragem de futebol, seria o pênalti de carteirinha: o zagueiro segura a bola com as duas mãos no meio da área”, comparou

    (Foto: Isac Nobrega PR/ Jacson Miguel Stülp/Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul))

    247 - O jurista Lênio Streck afirmou que o depoimento do general Marco Antônio Freire Gomes, que comandou o Exército durante o governo Bolsonaro em 2022, concedido à Polícia Federal, pode ser considerado como o "mais fidedigno para provar o golpe de Estado”.

    “Coisa inusitada em países com constituições democráticas: O próprio comandante do Exército (Freire Gomes) dá o testemunho. Ninguém em sã consciência pode imaginar um testemunho mais fidedigno para provar a urdidura de um golpe de Estado”, iniciou 

    “O sonho de qualquer Promotor no mundo, para embasar uma denúncia criminal de tentativa de golpe de estado, é o de ter um testemunho dado pelo comandante do exército do governo golpista. Fosse no curso de arbitragem de futebol, seria o pênalti de carteirinha: o zagueiro segura a bola com as duas mãos no meio da área”, acrescentou. 

    Saiba mais-  depoimento do ex-comandante do Exército Freire Gomes emergiu como um ponto crítico no inquérito que investiga supostas articulações golpistas envolvendo Jair Bolsonaro (PL). Considerado pelos aliados do ex-mandatário como o "relato mais grave" até então, segundo Bela Megale, do jornal O Globo, o testemunho do general trouxe à tona detalhes perturbadores sobre encontros no Palácio da Alvorada, onde teriam sido discutidas medidas para impedir a posse do presidente Lula (PT) e consumar o golpe de Estado.

    Freire Gomes descreveu sua participação em reuniões com Bolsonaro e o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, onde teria sido apresentada uma minuta golpista. O ponto mais alarmante é a confirmação de que o próprio Bolsonaro teria proposto e discutido o conteúdo do documento, delineando estratégias que incluíam a possibilidade de uso de instrumentos jurídicos como Garantia da Lei e da Ordem (GLO), Estado de Defesa e Estado de Sítio em relação ao processo eleitoral.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados