HOME > Brasil

Lula critica abuso de big techs: 'coletam dados e não pagam impostos'

Presidente também disse que as plataformas de tecnologia divulgam "coisas que não deveriam ser divulgadas"

Lula durante cerimônia de abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Lula criticou nesta terça-feira (30) as grandes plataformas de tecnologia, as big techs, por coletarem dados em massa das pessoas sem autorização e também pelo fato de não pagarem um imposto por conta disso. 

“E eu fico pensando: se essa coisa é tão boa, por que é artificial? Por que é artificial se pode ser manipulada pela inteligência humana? No fundo, é inteligência humana que pode aperfeiçoá-la. Porque nada mais é do que fazer a coletânea de todos os dados, e nós temos as big techs que fazem isso, sem pedir licença e sem pagar imposto. E ainda cobram dinheiro e ficam ricas por conta de divulgar coisas que não deveriam ser divulgadas”, disse Lula na abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília (DF). 

No evento, Lula recebeu a proposta do primeiro Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA, encomendado pelo presidente no início deste ano ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. 

O tema desta edição da conferência é “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, e o principal objetivo é construir a nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será implementada até 2030, conforme decreto presidencial, e definir ações para os próximos anos com a contribuição de governo, cientistas, entidades e representantes da sociedade civil.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados