TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Lula defende acordo entre Câmara e Executivo sobre emendas parlamentares

    Presidente também disse que não irá interferir nas eleições do Congresso

    30.01.2025 - Presidente Luiz Inácio da Silva durante coletiva à imprensa, no Palácio do Planalto. Brasília - DF (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
    Bianca Penteado avatar
    Conteúdo postado por:

    247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quinta-feira (30) um acordo definitivo entre a Câmara dos Deputados e o Executivo para a questão das emendas parlamentares.

    “O governo não tem nada a ver com as emendas parlamentares. Foi uma conquista deles em um governo irresponsável que não governava o país. Então, elas existem e nós estamos agora com decisões da Suprema Corte, do ministro Flávio Dino, e vamos negociar para ver se coloca um acordo definitivo entre a Câmara e o Poder Executivo”, disse.

    O impasse sobre as emendas tem gerado tensão entre os Poderes desde o ano passado, quando o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio dos repasses. Houve negociações para tornar o uso dos recursos mais transparente, mas parlamentares consideraram as determinações do magistrado excessivamente rígidas.

    “Se tiver que dar emenda, vamos dar emenda subordinada e orientada a projetos de interesses do Estado brasileiro, sobretudo na área da educação, saúde e transporte. É assim que a gente vai trabalhar até que a gente crie condições para que seja de forma diferente”, afirmou Lula.

    Hugo Motta e Davi Alcolumbre - O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) é o favorito para vencer a eleição de sábado na Câmara, e conta com apoio do PT. No Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), também com apoio da base do partido, deve ser eleito. 

    Lula disse que não irá interferir na eleição e que buscará trabalhar com Motta e Alcolumbre. “Eu não me meto em eleição da Câmara e em eleição do Senado. É uma coisa dos partidos políticos, dos deputados e dos senadores”, disse Lula.

    “Se o Hugo Motta e o Davi Alcolumbre forem eleitos, é com eles que vamos fazer as tratativas que devemos fazer”, afirmou Lula.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados