Lula diz que governo vai "socializar" informações dos ministérios e defende a criação de um banco de dados único
"Acabou o silêncio de dados", afirmou o presidente
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (26) que o governo federal irá "socializar as informações dos ministérios".
"Nós vamos dizer o seguinte: acabou o silêncio de dados por ministério, por instituição", disse em uma solenidade no Palácio do Planalto. O presidente afirmou que "o governo federal não consegue juntar os dados do governo federal" porque "os dados da Saúde são da Saúde, os dados da Justiça são da Justiça", exemplificando a fragmentação atual.
Durante o evento, Lula defendeu a criação de um "banco de dados único" para cruzar as informações das diferentes pastas. Ele mencionou ter sugerido ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), há três meses, a elaboração de uma proposta de inteligência artificial para auxiliar no processo.
"Sabe por que nós não conseguimos? Porque informação é poder. E quem tem não quer repartir", disse. "Então, se prepare na pauta: um dos assuntos é que nós vamos socializar as informações para que o Estado brasileiro comece a utilizar a inteligência artificial em benefício de todos nós."
Lula também afirmou que reunirá os ministros para debater o assunto.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: