TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Lula se reúne com ministro da Defesa e comandantes das Forças Armadas em meio a revelações sobre plano golpista

    O encontro também ocorre após o governo anunciar medidas que alteram as regras de aposentadoria de militares

    Presidente Lula e comandantes das Forças Armadas (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Em meio às recentes revelações sobre um plano golpista que incluía a tentativa de impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por meio de assassinatos, Lula se reuniu neste sábado (30) com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes das Forças Armadas no Palácio da Alvorada.

    A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas pelo planejamento de um golpe de Estado. Entre os indiciados, 25 são militares da ativa ou da reserva.

    O encontro também ocorreu após a equipe econômica do governo, liderada por Fernando Haddad, anunciar medidas que alteram as regras de aposentadoria de militares.

    A proposta, que visa economizar cerca de R$ 2 bilhões por ano, integra o pacote de cortes de gastos públicos negociado entre o Ministério da Fazenda e o Ministério da Defesa. O texto ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional.

    Entre as mudanças previstas no projeto, destacam-se o fim da "morte ficta", benefício que permite a militares expulsos ou excluídos das Forças Armadas transferirem a pensão para seus dependentes; idade mínima para reserva remunerada, que será implementada de forma progressiva, alcançando 55 anos em 2030, com regras de transição; e a contribuição ao Fundo de Saúde, que será fixada em 3,5% do salário dos militares até janeiro de 2026.

    As medidas fazem parte do esforço do governo para equilibrar as contas públicas, reduzindo gastos e promovendo reformas estruturais em setores sensíveis.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados