Marçal presta esclarecimentos ao STF sobre uso ilegal do X
O documento com as explicações de Marçal foi entregue à Corte na noite de domingo e está em sigilo
247 - O ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) esclarecimentos sobre o uso irregular do X para fins eleitorais, informa O Globo. O documento com as explicações de Marçal foi entregue à Corte na noite de domingo e está em sigilo.
No último sábado (5), o ministro Alexandre de Moraes intimou o então candidato à prefeitura a prestar esclarecimentos sobre os acessos feitos à rede social, que está bloqueada no país desde 30 de agosto. O acesso ilegal de usuários passou a ser apurado pela Polícia Federal (PF) após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Segundo a decisão de Moraes, a Polícia Federal identificou o uso intenso de uma conta de Marçal para propagar desinformação, incluindo um falso laudo médico que associava Guilherme Boulos (Psol) ao uso de cocaína. Para o ministro, o uso irregular da plataforma configura abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação, “sendo grave a afronta à legitimidade e normalidade do pleito eleitoral, podendo acarretar a cassação do registro ou do diploma e inelegibilidade, conforme decidido pelo TSE".
Após os esclarecimentos chegarem, eles serão apreciados pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. Após isso, Moraes deve decidir o que fazer com as informações prestadas diante da conduta de Marçal.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: