Moraes indica em leitura de voto que vai acatar denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe
"A peça acusatória da PGR apresentou em relação aos oito denunciados os indícios mínimos de autoria que possibilitam a instauração da ação penal", disse
Reuters - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes indicou nesta quarta-feira que vai votar para tornar réu o ex-presidente Jair Bolsonaro por liderar uma tentativa de golpe de Estado após perder a eleição de 2022.
Relator do caso, Moraes disse em julgamento da Primeira Turma do STF que a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e mais sete acusado descreveu satisfatoriamente os fatos ilícitos em todas as circunstâncias e oferece aos acusados as razões pelas quais foram denunciados.
"A denúncia é coerente, com descrição amplamente satisfatória de organização criminosa, tentativa de abolição do Estado de Direito e tentativa de golpe de Estado", disse ele.
Moraes ainda não terminou seu voto, mas deu mostras nos primeiros minutos da sua exposição de que vai acatar a denúncia criminal da PGR.
"A peça acusatória da PGR apresentou em relação aos oito denunciados os indícios mínimos de autoria que possibilitam a instauração da ação penal e a abertura do contraditório", acrescentou.
Em uma atitude incomum para um julgamento, o ministro exibiu em um telão durante seu voto imagens dos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília em protesto contra o resultado da eleição do ano anterior.
"Crimes cometidos no dia 8 de janeiro de 2023 foram gravíssimos e a maioria das defesas reconheceram a gravidade dos fatos ocorridos", disse.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: