TV 247 logo
HOME > Brasil

Múcio diz que não admitirá conflitos ideológicos com militares na Comissão de Mortos e Desaparecidos da Ditadura

Múcio já declarou publicamente que as Forças Armadas irão "colaborar" com a comissão

José Múcio Monteiro (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O Ministro da Defesa, José Múcio, está determinado a impor limites ao envolvimento de militares na Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos da Ditadura, recentemente recriada pelo presidente Lula (PT), informa Igor Gadelha, do Metrópoles. O ministro quer evitar que militares sejam arrastados para embates ideológicos com os membros do colegiado.

Múcio já declarou publicamente que as Forças Armadas irão "colaborar" com a comissão, especialmente nas buscas pelos desaparecidos políticos do período da ditadura militar. No entanto, essa colaboração deverá ser restrita, com a intenção de manter os militares fora de conflitos ideológicos.

A recriação da comissão por Lula, que ocorreu na semana passada, pegou o ministro de surpresa. Múcio soube da decisão apenas na véspera do anúncio oficial e de maneira indireta, por meio da Casa Civil. Nos bastidores, ele não esconde seu desconforto com a maneira como a situação foi conduzida.

A Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos foi inicialmente criada para investigar e esclarecer os casos de pessoas que desapareceram ou foram mortas durante o regime militar no Brasil. Sua recriação é vista como um esforço de Lula para avançar na agenda de direitos humanos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados