HOME > Brasil

Pacheco pede "intervenção" do governo federal para evitar que UE bloqueie a importação de produtos brasileiros

A preocupação surge com as novas regulamentações do bloco que exigem comprovação de que os produtos importados não contribuíram para o desmatamento

Rodrigo Pacheco (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), solicitou nesta terça-feira (17) que o governo federal intervenha para evitar que a União Europeia bloqueie a importação de produtos brasileiros provenientes de áreas associadas ao desmatamento, conforme relatado pela CNN.

“É muito importante que possa haver, por parte do governo brasileiro, uma intervenção que possa estabelecer a diferença entre desmatamento ilegal, que descumpre a legislação ambiental brasileira, e a supressão vegetal, autorizada pela legislação e autorizada pelos órgãos ambientais”, afirmou Pacheco.

A questão foi discutida durante uma reunião com a presidente do Conselho Federal da Alemanha, Manuela Schwesig, realizada nesta terça. A preocupação surge com as novas regulamentações da UE que exigem comprovação de que os produtos importados pelo bloco não contribuíram para o desmatamento.

As novas regras europeias, aprovadas em abril do ano passado, entrarão em vigor no final deste ano. Empresas e países que exportam produtos como madeira, cacau, café e soja terão até o fim de 2024 para se adequar às regulamentações.

“Obviamente, aquele produto produzido a partir de desmatamento ilegal deve ser coibido e deve ser rechaçado”, declarou Pacheco. “Mas essa generalidade sobre desmatamento é algo que nos preocupa, preocupa produtores do Brasil todo, especialmente pequenos e médios, que podem ter as suas exportações prejudicadas em função dessa má compreensão”.

Além do encontro com o presidente do Senado, Schwesig também se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na segunda-feira (16).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados