PF confirma autenticidade de áudio com voz de Janones e finaliza quebra de sigilo bancário em inquérito de rachadinha
O deputado é acusado de solicitar doações de assessores para compensar gastos de campanha eleitoral
247 – A Polícia Federal (PF) apresentou nesta terça-feira (25) um relatório parcial no inquérito que apura um suposto esquema de rachadinha na Câmara envolvendo o deputado federal André Janones (Avante-MG).
Durante a investigação, a PF submeteu ao Instituto Nacional de Criminalística os áudios em que o parlamentar solicita doações de assessores para compensar gastos de campanha eleitoral.
Os peritos então compararam a gravação com outros áudios extraídos das redes sociais de Janones e concluíram que há uma correspondência quase total, confirmando que a voz na gravação é do deputado. O parlamentar já havia reconhecido a autenticidade das gravações.
Atualmente, o delegado Roberto Santos Costa, responsável pelo caso, está finalizando a análise dos dados obtidos a partir das quebras de sigilo bancário e fiscal de Janones e dos assessores parlamentares. Costa solicitou acesso a todas as movimentações financeiras desde janeiro de 2019, quando Janones iniciou o primeiro mandato na Casa, até janeiro de 2024.
O deputado tem afirmado que a investigação é a única maneira de provar que é inocente. Nas redes sociais, Janones afirmou que colocou as contas à disposição das autoridades. (Com informações de Estadão).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: