PF encontrou slides de Braga Netto que incentivam militares a ‘ampliar poder na Esplanada’
A descoberta do material ocorre em meio à tramitação de uma PEC no Congresso que visa proibir militares da ativa de ocuparem cargos políticos
247 – A Polícia Federal (PF) descobriu mais do que a minuta de decreto golpista durante buscas na sede do Partido Liberal (PL) em Brasília, realizadas na Operação Tempus Veritatis. Segundo informações da agência Estado de S. Paulo, em um computador localizado na sala de assessores do general Walter Braga Netto foi apreendida uma apresentação que teria sido usada pelo general em palestras para incentivar a participação de militares na política.
O arquivo, identificado como “Palestra nos Clubes Militares – 29 JUN V2.pptx”, aborda o “poder de pressão política” das Forças Armadas para “participar ativamente das decisões nacionais”. Com 67 slides, o material traz o aviso de “acesso restrito” e orienta a evitar cópias e divulgação. Em um dos slides, o argumento de que “as Forças Armadas não se envolvem em política” é contestado.
“Seguindo o pensamento liberal, os militares foram afastados do centro de poder e das decisões de Estado. Com isso, perdemos paulatinamente a capacidade de influenciar!!”, diz um dos slides.
Os metadados do arquivo indicam autoria do assessor Carlos Antonio Lopes de Araujo e edição final pelo coronel da reserva Marcelo Lopes de Azevedo. A Polícia Federal encaminhou uma cópia do material ao STF. A descoberta ocorre em meio à tramitação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) no Congresso que visa proibir militares da ativa de ocuparem cargos políticos.
Walter Braga Netto é apontado pela PF como “figura central” em uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022 e está entre os 37 indiciados por crimes como organização criminosa e abolição violenta do Estado de Direito.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: