Presença de militares no ‘Abraço à Democracia’ mostra que eles se opuseram ao golpe, diz Múcio
O ministro tem reiterado que a cúpula militar não embarcou na aventura golpista do governo de Jair Bolsonaro
247 - O ministro da Defesa, José Múcio, avalia que a presença dos comandantes das Forças Armadas no evento ‘Abraço à Democracia’, que marca os dois anos dos atos golpistas de 8 de janeiro, mostra que a cúpula militar se opôs à tentativa de golpe. A leitura é diferente da feita por alguns setores do governo Lula (PT), que criticam a presença dos militares na cerimônia. As informações são do g1.
Segundo Múcio, a presença do comandante do Exército, general Tomás Paiva, da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, e da Marinha, almirante Marcos Olsen, mostra que eles foram contra o planejamento da trama golpista. O ministro tem reiterado que a cúpula militar não embarcou na aventura golpista do governo de Jair Bolsonaro (PL), já que os comandantes do Exército, Freire Gomes, e da Aeronáutica, Baptista Junior, não concordaram com o plano apresentado pelos golpistas.
Múcio tem dito a amigos que está cansado do fogo amigo que recebe de dentro do governo e já comunicou a Lula que deseja deixar o Ministério da Defesa. No entanto,o presidente tem resistido à ideia, já que considera que o ministro conseguiu pacificar as relações entre o Planalto e os militares.
O Supremo Tribunal Federal (STF) já condenou 371 pessoas que participaram dos atos golpistas de 8 de janeiro e afirma que não há espaço para a anistia. Os ministros esperam que o provável novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos) não dê prosseguimento ao projeto que concede anistia aos golpistas, o que abriria uma porta para a anistia de Bolsonaro. Os ministros avaliam que, caso o texto fosse aprovado, seria declarado inconstitucional pela Corte.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: