TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Brasil

Queimadas mostraram importância de implementar o Sistema Único de Segurança Pública, diz Lewandowski

O ministro também comentou que o Governo Federal foi surpreendido pela gravidade e pela extensão dos incêndios

Ricardo Lewandowski (Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quinta-feira (3), em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC, que as recentes queimadas no Brasil destacam a necessidade de implementar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

“[As queimadas] mostraram a importância de a União poder coordenar todo o sistema de combate aos incêndios, sobretudo os corpos de bombeiros e polícia militar, além de estabelecer prioridades no que diz respeito a investigações”, afirmou.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, defendida pelo ministro, daria à União a responsabilidade de estabelecer regras para uma política nacional de segurança que deverá ser seguida por todos os estados e municípios. O ministério já garantiu que essa coordenação não vai interferir na autonomia dos estados, comparando o modelo ao do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em declaração, Lewandowski também comentou que o Governo Federal foi surpreendido pela gravidade e pela extensão dos incêndios, muitos dos quais provocados de forma criminosa. Até o momento, a Polícia Federal já abriu mais de 100 inquéritos para apurar as causas das queimadas.

“Aprendemos muito com esses incêndios. Primeiro, aprendemos que será um fenômeno recorrente e não há mais volta, infelizmente. Dificilmente veremos um desaquecimento global. O que é preciso, agora, é coordenar as forças de combate aos incêndios, nós do governo federal somos coadjuvantes nesse processo”, disse.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados