TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Quem são os desembargadores de Mato Grosso do Sul afastados por venda de sentenças

    Os magistrados ficarão afastados por pelo menos 180 dias e serão monitorados por tornozeleiras eletrônicas

    Agentes da Polícia Federal (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

    247 - Cinco desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) foram afastados de suas funções após o avanço das investigações da Operação Ultima Ratio, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (24). A operação investiga crimes de corrupção, venda de sentenças, lavagem de dinheiro, extorsão, falsificação de documentos públicos e organização criminosa. 

    Segundo o Metrópoles, os magistrados afastados, por um período inicial de 180 dias, são: Sérgio Fernandes Martins, presidente do TJMS, Vladimir Abreu da Silva, Alexandre Aguiar Bastos, Sideni Soncini Pimentel e Marco José de Brito Rodrigues. Além de perderem temporariamente suas funções, eles serão monitorados por tornozeleiras eletrônicas e estão proibidos de acessar repartições públicas e de se comunicar com outros investigados no caso.

    A operação envolveu o cumprimento de 44 mandados de busca e apreensão em diversas localidades, como Campo Grande (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Cuiabá (MT). Além dos desembargadores, outros servidores públicos, nove advogados e empresários, que teriam se beneficiado do esquema, também são investigados.

    Afastamento de membros do Tribunal de Contas - O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, Osmar Domingues Jeronymo, e seu sobrinho, Danillo Moya Jeronymo, servidor do TJMS, também foram afastados e são alvos das investigações. As apurações atingem ainda um juiz de primeira instância, dois desembargadores aposentados e um procurador de Justiça.

    As ações da Polícia Federal, que tiveram início em 2021, apontam uma rede complexa de corrupção dentro do sistema judiciário sul-mato-grossense. A operação Ultima Ratio, cujo nome faz alusão ao princípio de que a Justiça é o último recurso do Estado no combate ao crime, tem como objetivo desarticular essa organização criminosa e restaurar a integridade das decisões judiciais.

    O impacto das investigações - A operação lança luz sobre as fragilidades dentro do Judiciário, expondo um esquema de venda de decisões judiciais que envolvia diversos magistrados e profissionais do direito. O afastamento dos desembargadores e a abrangência das investigações reforçam a gravidade das acusações, impactando diretamente a credibilidade do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

    As investigações continuam, e novos desdobramentos são esperados nas próximas semanas, à medida que as provas colhidas sejam analisadas e a rede de corrupção seja desmantelada.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados