“Queremos ter o verão com menos dengue na história”, diz Lula
Plano contra arboviroses, que conta com investimento de R$ 1,5 bilhão, prevê reduzir os impactos da dengue, chikungunya, zika e oropouche
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta quarta-feira (18) o Plano de Ação 2024/2025 para reduzir os impactos da dengue e outras arboviroses, com um investimento de R$ 1,5 bilhão entre este e o próximo ano.
Lula destacou a importância de antecipar o lançamento da campanha para preparar a sociedade e evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, afirmando que “se cada um cumprir com a sua função”, será possível combater melhor as doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, chikungunya e zika. O presidente também expressou seu desejo de ver “o verão com menos dengue na história desse país”.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou que, apesar do aumento expressivo de casos em 2023, as previsões para 2024 não indicam maior gravidade, mas ainda assim a mobilização é necessária. “Queremos passar essa mensagem: a hora de cuidar é agora”, frisou.
O plano inclui novas tecnologias e parcerias com estados, municípios e instituições para intensificar a vigilância, prevenção e controle das arboviroses. Segundo Nísia, o objetivo é preparar a população e os serviços de saúde para reduzir casos prováveis e mortes evitáveis, especialmente em regiões com maior vulnerabilidade ao vírus.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: