Rio Negro atinge menor nível em 122 anos no dia da eleição e afeta 120 mil eleitores no Amazonas
TRE-AM mobilizou helicópteros para transportar urnas até 78 locais de votação inacessíveis por via terrestre ou fluvial
247 - A histórica seca que assola a Amazônia impactou diretamente o pleito eleitoral deste domingo (6), com o Rio Negro registrando seu menor nível em 122 anos de medição. De acordo com dados do Porto de Manaus, o rio chegou à marca de 12,66 metros, superando o recorde anterior de 12,70 metros, registrado em outubro de 2023.
Essa queda drástica no nível das águas trouxe desafios logísticos sem precedentes para a realização das eleições em áreas isoladas. Segundo o jornal O Globo, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) precisou mobilizar helicópteros para transportar urnas até 78 locais de votação inacessíveis por via terrestre ou fluvial, garantindo o direito ao voto de 27.777 eleitores em 136 seções, incluindo 30 áreas indígenas.
O TRE-AM adotou um sistema de monitoramento da situação, classificando as regiões em quatro níveis de risco: impeditiva, severa, moderada e normal. Ao todo, cerca de 120 mil eleitores estão diretamente afetados pelos impactos da seca, com 15.953 eleitores em áreas onde a única solução é o uso de helicópteros para o transporte de urnas.
A seca severa deste ano não só antecipou a estiagem, que geralmente ocorre em outubro, como também intensificou a redução do nível do Rio Negro. Pesquisadores do Serviço Geológico Brasileiro (SGB) estimam que o rio poderá permanecer abaixo da marca crítica de 16 metros por mais dois meses, o que compromete a navegação e o abastecimento de comunidades que dependem das vias fluviais para transporte de mantimentos e combustível.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: