STF assina acordo com big techs para combater a desinformação
Youtube, TikTok, Meta, Kwai, Microsoft e Google integrarão a parceria
247 – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Roberto Barroso, assina nesta quinta-feira (6) um acordo com as principais empresas de tecnologia para desenvolver ações de combate à desinformação. Youtube, TikTok, Meta, Kwai, Microsoft e Google integrarão a parceria, enquanto o X (antigo Twitter), pertencente ao bilionário Elon Musk, fica de fora.
Conforme a apuração da CNN Brasil, o STF afirmou que conversas ainda estão em andamento com outras plataformas, e todas são bem-vindas para participar. O acordo envolve a adesão das empresas ao Programa de Combate à Desinformação do STF, criado em 2021 para enfrentar “práticas que afetam a confiança das pessoas no Supremo, distorcem ou alteram o significado das decisões e colocam em risco direitos fundamentais e a estabilidade democrática”.
De acordo com a Corte, a participação das plataformas no programa inclui a elaboração de atuações conjuntas com o objetivo de promover iniciativas educativas e de conscientização para combater os efeitos prejudiciais das fake news. Ainda não foram determinadas as ações que cada plataforma irá desenvolver.
Atualmente, o programa conta com 104 parceiros, incluindo entidades, órgãos públicos, universidades e organizações. A adesão não implica em repasses de recursos financeiros, nem por parte do Supremo, nem das plataformas, como ocorre com os demais integrantes.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: