Tebet defende redução dos juros e recebe aplausos dentro do BC
Em discurso, ministra fez questão de reforçar a autonomia do Banco Central
247 – A ministra Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, foi aplaudida nesta quarta-feira (2) durante um discurso no evento de 60 anos do Banco Central (BC) após sugerir que o Comitê de Política Monetária (Copom) poderia reduzir a taxa de juros na segunda metade do ano.
A autoridade monetária elevou a Selic de 13,25% para 14,25% ao ano na última reunião do Copom, em 19 de março, e indicou que um novo aumento, inferior a um ponto percentual, pode ocorrer em maio.
"Nós combatemos de forma eficiente a inflação. Sei que é uma tarefa árdua, mas vamos conseguir no médio prazo. Nos próximos 60 dias, com tudo caminhando bem, como acredito, deverá começar a haver uma diminuição dos preços, especialmente dos alimentos", afirmou a chefe da pasta do Planejamento.
Ao defender a necessidade de reduzir os juros, Tebet fez questão de reforçar a autonomia do BC. Para a ministra, diante de um cenário mais favorável, a autoridade monetária poderia considerar uma possível redução da Selic.
"Para o Banco Central, quem sabe, um pouquinho antes do imaginado – quem sabe –, a autonomia é do banco, poderemos pensar no segundo semestre em diminuir um pouco a taxa de juros", disse.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: