Secretário-geral adjunto do Fórum de Macau espera que Macau desempenhe papel de ponte entre China e PLPs
O Grupo de Mídia da China (CMG) realizou recentemente uma entrevista com o secretário-geral adjunto do Fórum, Danilo Afonso Henriques
CGTN – No dia 20 de Dezembro deste ano, Macau celebrará o 25º aniversário do retorno à pátria.
O Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) foi criado em outubro de 2003 por iniciativa do governo central da China, contando com a participação de nove países de língua portuguesa (PLPs): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O Grupo de Mídia da China (CMG) realizou recentemente uma entrevista com o secretário-geral adjunto do Fórum, Danilo Afonso Henriques. Ele ressaltou que o Fórum de Macau estabelece uma importante plataforma para a cooperação e o intercâmbio entre a China e os PLPs. Ele espera que os países participantes aproveitem Macau como uma ponte para seguir criando um futuro brilhante.
Desde sua criação, segundo Danilo, o Fórum já abraçou todos os países lusófonos. Sob tal quadro, a cooperação e o intercâmbio entre a China e os PLPs transcenderam os campos econômico e comercial para cobrir os mais diversificados domínios como finanças, ciência e tecnologia, cultura, educação, cuidados médicos e saúde.
Danilo observou que, nos últimos anos, o desenvolvimento da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e a construção da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin trouxeram novas oportunidades para Macau, além de atrair uma atenção maior dos países de língua portuguesa. “Muitas empresas e instituições de investimento dessas nações manifestaram interesse em explorar oportunidades de cooperação”, comentou o secretário-geral adjunto.
Em 2024, Danilo celebra 10 anos de trabalho em Macau. ‘’Na última década, tive a sorte de testemunhar o rápido desenvolvimento da região e a implementação bem-sucedida de ‘um país, dois sistemas’ em Macau’’, relatou ele.
Olhando para o futuro, Danilo disse acreditar que, com o desenvolvimento e a prosperidade de Macau, a cooperação e o intercâmbio entre a China e os PLPs ganharão uma maior profundidade.
tradução: Shi Liang
revisão: Denise Melo
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: