Xi Jinping e presidente do Peru destacam cooperação em encontro em Beijing
Xi Jinping indicou que, como civilizações antigas, a China e o Peru têm uma longa história de amizade
CMG – O presidente chinês, Xi Jinping, conversou com a presidente peruana, Dina Ercilia Boluarte Zegarra, nesta sexta-feira (28), em Beijing.
Xi Jinping indicou que, como civilizações antigas, a China e o Peru têm uma longa história de amizade. Segundo o líder chinês, nos últimos anos, sob esforços conjuntos, os dois países alcançaram uma cooperação frutífera em várias áreas. Os principais projetos de cooperação das empresas chinesas no Peru desempenham um papel importante para o desenvolvimento econômico e a melhoria da vida da população do país latino-americano, acrescentou Xi.
O presidente chinês disse que a China atribui grande importância ao desenvolvimento das relações com o Peru e está disposta a trabalhar, com o lado peruano, para fortalecer a confiança política mútua, aprofundar a cooperação pragmática, promover o entendimento comum e reforçar a colaboração multilateral, levando a parceria estratégica abrangente China-Peru a um novo patamar.
Xi Jinping salientou que a China apoia o Peru a seguir um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais e quer apoiar com o Peru para promover a amizade e a cooperação entre os dois países.
Dina Ercilia Boluarte disse que, nos últimos anos, os dois países obtiveram resultados frutíferos no intercâmbio e na cooperação em diversas áreas. A presidente peruana destacou que os investimentos e a cooperação das empresas chinesas no Peru não só criaram um grande número de empregos, mas também trouxeram tecnologias e experiências avançadas.
Após a reunião, os dois líderes testemunharam a assinatura de um plano de ação conjunta entre os dois países e vários documentos de cooperação bilateral, além de anunciar a conclusão substantiva das negociações da atualização do acordo de livre comércio.
tradução: Shi Liang
revisão: Patrícia Comunello
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: