Bloco Unidos Venceremos completa 20 anos de tradição na Vila Madalena
Batizado por Seu Nenê da Vila Matilde e abençoado por Mestre Moa do Katendê, bloco leva sambas e ijexás às ruas do carnaval de São Paulo
247 - O bloco Unidos Venceremos completa 20 carnavais neste sábado (22) nas ruas da Vila Madalena, Zona Oeste da capital paulistana. Com sambas e ijexás, a agremiação sai do Bar do Baixo, às 14 horas, e tem ainda um segundo desfile no sábado de Zé Pereira.
História - O bloco Unidos Venceremos foi fundado em 2005, com a missão de promover a união, resgatar a alegria dos antigos carnavais de rua e difundir ritmos afro-brasileiros como samba, ijexá, samba reggae e outros. De lá pra cá, o bloco viveu pra ver seu sonho virar realidade e as ruas de São Paulo serem retomadas por uma festa alegre e democrática.
O coração do bloco é a Bateria Destemida do Forte, fundada pelo mestre Gabi Toledo, que após vários anos tocando em escolas de samba, decidiu fundar um bloco de rua com seus amigos, familiares e vizinhos, na travessa onde morava na Vila Pompeia, a Travessa Forte do Cravatá (de onde veio o “Forte” do nome da bateria).
Aos poucos a brincadeira foi cando séria e atraindo gente de diversos lugares, e o bloco não tardou em ser batizado por ninguém menos que Seu Nenê de Vila Matilde, que reconheceu no Unidos Venceremos uma agremiação de rua que honrava a memória do samba paulista.
Além de cantar canções tradicionais, o bloco sempre fez questão de apresentar suas próprias canções, que brotam ano a ano em sua prolíca ala de compositores que inclui poetas de diferentes gerações, como Mestre Gafanhoto e Lello Di Sarno.
Os encontros de músicos, compositores e batuqueiros do Unidos Venceremos foram tão intensos que a Bateria Destemida originou até outro bloco, o seu irmão mais novo, Kaya na Gandaia, que tornou-se um importante bloco do carnaval de rua paulistano de 2013 em diante.
Em 2017, o bloco se encontrou com outro grande mestre, Môa do Katendê, a quem Gafanhoto dedicou a linda canção “Viva Môa”. Naquele ano, o homem que em breve se tornaria - por uma trágica razão - um dos símbolos da luta contra o facismo no Brasil, deslou com o Unidos Venceremos e deixou seu legado na trajetória do bloco, que até hoje carrega com imenso orgulho a honra de ter homenageado Mestre Môa, em vida.
Neste ano, o bloco completa 20 anos de sambas e ijexás com seus dois desles, o de pré-carnaval, na Vila Madalena, e o de carnaval, na Pompeia.
UNIDOS VENCEREMOS!
22/02 - Unidos Venceremos na Vila Madalena - Rua Girassol, 67 - a partir das 13h
01/03 - Unidos Venceremos na Pompeia - Rua Tucuna, 937 - a partir das 13h
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: