Folha e BBC usam morte de Vargas Llosa para atacar Lula
Publicações citaram uma entrevista do escritor de direita à Folha, de 2022, em que ele disse preferir Jair Bolsonaro a Lula
247 - O jornal neoliberal Folha de São Paulo e a emissora pública do Reino Unido, a BBC, cujo serviço de mídia estrangeiro responde diretamente ao governo daquele país, usaram nesta segunda-feira (14) a morte do escritor peruano Mario Vargas Llosa, na véspera, para atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e politizar o momento de luto pelo falecimento de um dos nomes mais importantes, e polêmicos, da literatura latino-americana.
Nos dois casos, as publicações citaram uma entrevista do escritor de direita à Folha, de 2022, em que ele disse preferir Jair Bolsonaro a Lula. "Não gostaria de escolher entre Lula e Bolsonaro, mas Lula, jamais", disse Llosa na ocasião.
Mario Vargas Llosa, que, apesar das polêmicas declarações, encantou inúmeros leitores com seu rigor intelectual e prosa lírica por cinco décadas, morreu no domingo (13) aos 89 anos. Ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2010 por obras como "Tia Julia e o Roteirista", "Morte nos Andes" e "A Guerra do Fim do Mundo".
Ele iniciou sua trajetória política como entusiasta da Revolução Cubana e apoiador declarado de Fidel Castro. Com o passar dos anos, porém, rompeu com o ideário de esquerda e passou a defender posições conservadoras, alinhando-se, em sua fase final, a discursos da extrema direita.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: