Lei que cria cota mínima para filmes brasileiros nos cinemas entra em vigor nesta quinta
Iniciativa tem o objetivo de valorizar o cinema nacional
247 - A Lei 14.814/2024, que determina que os cinemas reservem um percentual mínimo para sessões com filmes brasileiros, entrou em vigor a partir desta quinta-feira (20). As empresas de cinema e outros locais de exibição são obrigadas a passar obras cinematográficas brasileiras de longa metragem. A iniciativa foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em março deste ano com o objetivo de valorizar o cinema nacional.
A Agência Nacional do Cinema (Ancine) terá a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento da lei, com a exibição dos filmes de forma proporcional durante o ano. A proporção varia de 7,5% e 16% dependendo do número de salas disponíveis. O percentual mínimo aumentará sempre que houver a exibição de um mesmo título, de qualquer nacionalidade.
O decreto foi assinado pelo presidente Lula na última quarta-feira (19), no Dia Nacional do Cinema, em um evento no Rio de Janeiro. O governo também anunciou o investimento de R$ 1,6 bilhão no setor audiovisual, com foco na produção de filmes e séries nacionais
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: