Brasil e Japão assinam 40 acordos durante visita do primeiro-ministro Fumio Kishida a Brasília
Discussões bilaterais abordaram investimentos e cooperação em comércio exterior, transição energética, agropecuária sustentável e recuperação de terras degradadas
247 - O Palácio do Planalto em Brasília recebeu, nesta sexta-feira (3), o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, em uma visita oficial marcada por uma série de diálogos estratégicos e a assinatura de 40 memorandos de cooperação entre as duas nações. O encontro entre o presidente Lula (PT) e Kishida foi pautado por temas que vão desde investimentos até ações conjuntas na área ambiental.
As discussões bilaterais abordaram uma ampla gama de assuntos, incluindo investimentos e cooperação em comércio exterior, transição energética, agropecuária sustentável e recuperação de terras degradadas. O presidente Lula enfatizou a importância de uma relação comercial que beneficie ambos os países, destacando que o bom comércio é aquele que se estabelece como uma via de duas mãos.
A visita do primeiro-ministro japonês teve como objetivo fortalecer a parceria estratégica global existente entre Brasil e Japão, além de ampliar o fluxo comercial entre as duas nações. O Brasil foi o segundo parceiro comercial do Japão na Ásia em 2023, com um intercâmbio comercial de US$ 11,7 bilhões.
Dos 40 memorandos de cooperação assinados, quatro são de natureza governamental, enquanto os 36 restantes foram firmados entre empresas brasileiras e japonesas. Destacam-se os acordos na área da agricultura e melhoria de terras degradadas, visando à segurança alimentar e à mitigação do aquecimento global.
O Japão, reconhecendo o Brasil como um parceiro estratégico para sua segurança alimentar, tornou-se o primeiro país a contribuir para o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas Sustentáveis de Produção Agropecuária e Florestal. Esta iniciativa ambiciosa visa recuperar 40 milhões de hectares ao longo dos próximos dez anos.
Além disso, foram firmados acordos de cooperação no campo da segurança cibernética, da inteligência artificial e da indústria entre os ministérios e agências governamentais de ambos os países. A parceria também se estende ao setor privado, com a assinatura de um memorando de entendimento entre a ApexBrasil e a JETRO para estimular parcerias e desenvolvimento empresarial, especialmente em áreas relacionadas à inovação.
Na declaração à imprensa após a reunião bilateral, o primeiro-ministro Kishida ressaltou o grande potencial nas relações bilaterais e expressou interesse em aprofundar a cooperação não só com o Brasil, mas também com o Mercosul, visando ao desenvolvimento de um acordo comercial. “O Japão confirmou seu apoio às prioridades do Brasil como país presidente do G20 e seu compromisso de cooperar para o sucesso da Cúpula do G20 no Rio. Juntamente com o Brasil, vamos manter e fortalecer uma ordem internacional livre e aberta com base no Estado de Direito”, declarou o primeiro-ministro.
A visita de Kishida ao Brasil reflete o dinamismo das relações diplomáticas entre os dois países, que completam uma década de Parceria Estratégica e Global este ano. Este encontro reforça os laços históricos e culturais entre o Brasil e o Japão, além de abrir novas oportunidades de cooperação em diversas áreas.
“Reconhecemos a liderança do presidente Lula e saudamos a realização da COP 30 no Brasil, no próximo ano. Há um grande potencial na cooperação bilateral para lidar com os desafios globais, a fim de aumentar ainda mais a cooperação relacionada às medidas de preservação do meio ambiente, mudança climática e o desenvolvimento sustentável”, pontuou Kishida.
No sábado, o primeiro-ministro japonês continuará sua agenda em São Paulo, onde participará de eventos com representantes da comunidade nipo-brasileira e líderes empresariais, consolidando ainda mais os laços entre as duas nações.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: