TV 247 logo
    HOME > Economia

    Campo de Búzios registra recorde de produção de petróleo com nova plataforma, diz Magda Chambriard

    "Estamos produzindo no campo de Tupi 850 mil barris por dia, Búzios já está chegando a 800 (mil) e já já vai ultrapassar e muito (Tupi)”, disse

    Navio-plataforma FPSO Almirante Tamandaré (Foto: Divulgação SBM)
    Paulo Emilio avatar
    Conteúdo postado por:

    Reuters - O campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, atingiu nesta segunda-feira um recorde de produção de petróleo de 800 mil barris ao dia, após uma nova plataforma ter sido integrada, anunciou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, durante evento no Rio Grande do Sul.

    Ela reafirmou que Búzios, que entrou em operação em 2018, ocupa o posto de segundo campo em volume de produção no país, atrás apenas de Tupi.

    Acrescentou ainda que logo Búzios será o primeiro, dentro das expectativas anteriores, à medida que Tupi está em declínio.

    "Estamos produzindo no campo de Tupi 850 mil barris por dia, Búzios já está chegando a 800 (mil barris) e já já vai ultrapassar e muito (Tupi), e nós esperamos que esse campo (de Búzios) venha produzir no futuro próximo pelo menos 1,5 milhão de barris por dia", afirmou Chambriard.

    No ano passado, a produção de Tupi foi de 779 mil barris por dia em média, enquanto Búzios produziu 639 mil barris/dia, de acordo com dados da agência reguladora ANP.

    A "marca histórica" foi alcançada após a chegada da sexta FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência, da sigla em inglês) ao campo, o navio-plataforma Almirante Tamandaré, que iniciou sua operação em 15 de fevereiro, destacou a Petrobras.

    Estão instalados no local mais cinco unidades: as plataformas P-74, P-75. P-76, P-77 e Almirante Barroso.

    O recorde anterior de produção diária no campo de Búzios havia ocorrido em janeiro de 2024, quando foi alcançada a marca de 782 mil barris por dia.

    "Sabemos da responsabilidade que temos em prover energia para ajudar a mover o país. Por isso, celebramos esse recorde conscientes de que precisamos seguir nessa trajetória, desenvolvendo as nossas reservas e buscando novas fronteiras exploratórias", disse Chambriard, em nota.

    Durante o evento, em discurso, ela chamou a atenção para Bacia de Pelotas, situada mais ao sul do país, indicando que a área é promissora em termos de reservas, tendo similaridades geológicas com a Namíbia.

    FUTURO DE BÚZIOS - Com a chegada da Almirante Tamandaré, a maior instalação do tipo no Brasil, o potencial do campo de Búzios aumenta ainda mais, disse a companhia.

    A plataforma é a primeira unidade do Brasil com capacidade de produzir até 225 mil barris de óleo e processar 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

    "Com a entrada da FPSO Almirante Tamandaré, nossa expectativa é atingir, em pouco tempo, um novo marco de produção diária em Búzios: 1 milhão de barris", disse a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos, em nota.

    "Além disso, para um futuro próximo, com novas unidades previstas, o potencial de produção de Búzios deve chegar a 1,5 milhão de barris por dia até 2030", acrescentou a executiva.

    Operado pela Petrobras em consórcio com as empresas CNOOC, CNPC e PPSA, Búzios possui os poços mais produtivos do país, localizados a mais de 2 mil metros de profundidade no leito marinho. A espessura de seu reservatório tem a mesma altura que o Pão de Açúcar e sua extensão corresponde a mais que o dobro da Baía de Guanabara, segundo a estatal.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados