TV 247 logo
      HOME > Economia

      Exclusivo: primeira leva da chinesa GAC chega ao Brasil em janeiro com 200 carros elétricos, diz fonte

      Montadora trará veículos com tecnologia chinesa de inteligência artificial e vê Brasil como o seu "mercado mais importante nas Américas"

      Parque Industrial da GAC em Guangzhou, na China (Foto: Guilherme Paladino/Brasil247)
      Guilherme Paladino avatar
      Conteúdo postado por:

      Por Guilherme Paladino, correspondente do 247 na China - A gigante automotiva chinesa GAC (Guangzhou Automobile Group) está prestes a iniciar sua jornada no Brasil muito em breve, com a chegada de 200 veículos elétricos prevista para janeiro de 2025. A primeira remessa incluirá modelos sedã e SUV, inclusive com representantes da submarca Aion.

      A informação foi confirmada durante uma visita do Brasil247 ao Parque Industrial da GAC em Guangzhou, onde uma fonte da empresa [que pediu para não ser identificada] revelou detalhes do plano: "estabelecemos nossa companhia no Brasil e estamos trazendo nossa primeira remessa de carros no próximo mês, em janeiro. Serão 200 veículos, todos modelos elétricos, com modelos SUV e sedã".

      Parque Industrial da GAC em Guangzhou, na China
      Parque Industrial da GAC em Guangzhou, na China(Photo: Guilherme Paladino/Brasil247)Guilherme Paladino/Brasil247

      Publicamente, a empresa reconhece que cinco modelos serão introduzidos no mercado brasileiro até o fim do primeiro semestre e outros dois chegarão até o fim de 2025. De acordo com o site Autoesporte, do Grupo Globo, os modelos serão os SUVs GS3 e GS4, o SUV híbrido plug-in ES9 e outros quatro elétricos da Aion: o hatch compacto UT, o sedã médio RT e os SUVs Aion V e Hiptec HT.

      Os veículos da linha Aion são apresentados como uma combinação de eficiência energética e tecnologia de ponta, com inteligência artificial embarcada, descrita como “AI on the road” (“IA na estrada”). A GAC espera oferecer ao mercado brasileiro um novo padrão de mobilidade verde e inteligente, alinhado às tendências globais de transição energética.

      A decisão de focar no Brasil reflete o potencial estratégico do país. "Por toda a América do Sul, o Brasil tem a maior população e o maior número de veículos por pessoa. Acreditamos que o Brasil será nosso mercado mais importante em todas as regiões das Américas. Por isso, estabelecemos uma empresa chamada "GAC Motor Brasil", que opera de forma independente, contratando pessoas, trabalhadores e funcionários locais. Queremos contribuir com o mercado brasileiro e oferecer a esse mercado um veículo de nova energia com inteligência artificial chinesa integrada. Acreditamos que teremos um grande retorno nesse mercado", afirmou a fonte da GAC ao Brasil247.

      Parceria com universidades brasileiras

      Também nesta semana, em um evento realizado no Brasil, a montadora firmou acordos de cooperação técnica com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), anunciando investimentos de R$ 120 milhões em pesquisa e desenvolvimento. "A ideia não é apenas produzir automóveis no Brasil, mas ajudar a definir os rumos da indústria nacional daqui para a frente", diz texto do portal da UFSC sobre o acordo.

      As universidades vão coordenar projetos de ensino, pesquisa e extensão com incentivos técnicos e financeiros da GAC. As parcerias também incluem a promoção de estágios para estudantes e profissionais entre China e Brasil, além de programas de capacitação conjunta. A UFSC, UFSM e Unicamp irão atuar nas áreas de veículos, motores, autopeças, componentes e materiais. O principal objetivo é a produção local de motores flex e híbridos-flex para os carros que a GAC passará a vender e futuramente produzir no Brasil a partir de 2025, a fim de atender aos padrões de eficiência energética e sustentabilidade ambiental exigidos pelo mercado brasileiro.

      Cerimônia de assinatura de acordos de cooperação técnica entre GAC, UFSC, Unicamp e UFSM
      Cerimônia de assinatura de acordos de cooperação técnica entre GAC, UFSC, Unicamp e UFSM(Photo: Nathy Silva/UFSC)Nathy Silva/UFSC

      O pró-reitor de Pesquisa da UFSC, Jacques Mick, afirmou que o fato de a primeira medida anunciada pela montadora no Brasil ser uma parceria com universidades brasileiras "reflete uma estratégia de posicionamento da GAC na chegada ao mercado brasileiro, e também o modo como a indústria e a universidade atuam conjuntamente na China".

      "Em Guangzhou, sua cidade-sede, a GAC tem um centro de pesquisa, design e desenvolvimento com seis mil trabalhadores e coopera com uma série de universidades. Nossa intenção com esse acordo é promover a internacionalização da inovação, conectando com a UFSC também as universidades chinesas que atuam com a GAC”, acrescentou Mick.

      Chegada ao Brasil

      A GAC é uma das cinco maiores montadoras da China, tendo produzido 2,52 milhões de veículos em 2023. Em junho, no contexto da visita do vice-presidente Geraldo Alckmin à China, a empresa anunciou que investirá R$ 5,8 bilhões no Brasil nos próximos cinco anos para desenvolver "fábricas, centro de pesquisa e desenvolvimento e armazéns para peças de reposição".

      A expansão no Brasil faz parte de uma estratégia mais ampla, que já inclui operações em 70 países e regiões. Na América Latina, a GAC afirma estar presente em 19 países, como México, Chile e Colômbia, e planeja entrar em mercados adicionais em 2025.

      Em 18 de setembro, a montadora anunciou oficialmente, por meio do LinkedIn, o início de suas operações no Brasil: "trazemos conosco uma rica história de sucesso e a determinação de oferecer aos brasileiros veículos de alta qualidade, seguros e um excelente suporte ao cliente. Acreditamos no potencial do Brasil e estamos comprometidos em contribuir para o desenvolvimento do setor automotivo no país. Nosso objetivo é construir uma relação de confiança com os consumidores brasileiros, oferecendo produtos e serviços que superem suas expectativas".

      Parque Industrial da GAC em Guangzhou, na China
      Parque Industrial da GAC em Guangzhou, na China(Photo: Guilherme Paladino/Brasil247)Guilherme Paladino/Brasil247

      Um mês depois, a empresa também anunciou que estava buscando um gerente regional de vendas "para liderar nossa equipe e impulsionar as vendas dos veículos que vão revolucionar o mercado brasileiro".

      No evento desta semana, Wei Haigang, presidente da GAC Internacional, destacou a relevância do Brasil como base estratégica para os planos da companhia: “Nossas parcerias com as instituições brasileiras fortalecerão nossa rede internacional de P&D, que inclui mais de 32 países no Ocidente. Somos líderes globais em novos sistemas de energia e tecnologias inteligentes, e estamos entre as três maiores marcas de eletricidade inteligente. Nosso objetivo é alcançar a marca de 1 milhão de veículos de nova energia vendidos no mundo”.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados