TV 247 logo
      HOME > Economia

      Governo planeja ato para inaugurar base de emergência da Petrobras na Margem Equatorial

      Ato amplia a pressão para que o Ibama libere o licenciamento da exploração de petróleo na Margem Equatorial

      Navio Plataforma FPSO P-74, da Petrobras (Foto: Andre Ribeiro/Banco de Imagens Petrobras)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O governo de Luiz Inácio Lula da Silva está articulando um evento de grande simbolismo a favor da exploração de petróleo na Margem Equatorial do Brasil, com a inauguração de uma base de emergência em Oiapoque (AP), planejada para o fim de março. O investimento de R$ 150 milhões, segundo a coluna do jornalista Caio Junqueira, da CNN Brasil, será custeado pela Petrobras e visa atender a uma das exigências do Ibama para a liberação da licença de exploração na região da Margem Equatorial.

      O projeto tem sido uma prioridade para o Palácio do Planalto, que pressionou a estatal a avançar na construção da base, que, inicialmente, seria limitada a Belém (PA), distante mais de 800 km de Oiapoque. A base no município amapaense, localizado na divisa com a Guiana Francesa, está diretamente ligada ao poço que a Petrobras deseja perfurar na região.

      Ainda conforme a reportagem, o evento de inauguração contará com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Nas últimas semanas, a pressão do governo sobre o Ibama se intensificou, especialmente após declarações do presidente Lula, que, no início de fevereiro, reiterou seu apoio à exploração de petróleo na região.

      A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, confirmou que a estatal já havia cumprido todas as exigências feitas pelo órgão ambiental, enquanto o governo chegou a cogitar a substituição da liderança do Ibama caso a licença não fosse concedida. Nesta semana, Lula classificou de “lenga-lenga” a lentidão do Ibama em relação à definição do processo.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados