Lula vai ao Amapá com a promessa de destravar o petróleo da Margem Equatorial
Presidente tem criticado a "lenga-lenga" do Ibama na análise do processo
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Macapá nesta quinta-feira (13) com uma agenda estratégica para o estado do Amapá. Além de anunciar medidas de regularização fundiária e investimentos em infraestrutura e educação, Lula deve reforçar sua defesa da exploração de petróleo na Margem Equatorial, região que inclui a costa do estado e que pode se tornar um novo polo energético para o Brasil.
Na última segunda-feira (12), Lula criticou a demora do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em liberar a exploração na área, chamando o processo de "lenga-lenga". Em discurso no Palácio do Planalto, o presidente defendeu que o Brasil precisa explorar suas riquezas naturais de forma responsável, mas sem paralisia burocrática.
"A gente não pode ser um país que, por preconceito, não quer explorar suas riquezas. A Margem Equatorial tem potencial gigantesco, e não podemos abrir mão disso enquanto ainda precisamos de petróleo", disse Lula.
A pressão do governo ocorre em um momento em que a Petrobras busca aprovação para perfurar blocos na costa do Amapá e do Rio Grande do Norte. Apesar dos alertas ambientais, a estatal e o governo argumentam que a exploração pode ser feita com segurança e garantir maior soberania energética ao país.
Investimentos em infraestrutura e educação
Além da questão energética, Lula também deve anunciar no Amapá a doação da Gleba Cumaú (Área J) para regularização fundiária, uma demanda da população local há mais de 35 anos. O presidente participará da inauguração do Conjunto Residencial Nelson dos Anjos e da assinatura da ordem de serviço para o início das obras do Instituto Federal de Tartarugalzinho.
A cerimônia contará com a presença de ministros como Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Jader Filho (Cidades), Camilo Santana (Educação) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), além dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues e do governador Clécio Luís.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: