Governo quer acelerar aprovação de Magda Chambriard para o comando da Petrobras até o fim do mês
Governo quer assegurar a aprovação do nome de Magda Chambriard pelo comitê de governança da empresa nos próximos dias, para que a indicação seja votada no Conselho de Administração
247 - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está disposto a acelerar o processo de seleção de Magda Chambriard para tentar aprová-la como a nova presidente da Petrobras até o final de maio ou início de junho. “Para isso, precisa garantir a aprovação dela pelo comitê de governança da estatal já nos próximos dias, para que sua indicação seja votada no Conselho de Administração”, diz o jornalista Valdo Cruz, em sua coluna no G1.
Alguns conselheiros, contudo, avaliam que Chambriard só poderia assumir o comando da empresa após o seu nome passar pela assembleia de acionistas, prevista apenas para meados do próximo mês. No entanto, a área jurídica do governo defende outro entendimento: de que o Conselho de Administração tem competência para aprovar sua indicação para dirigir a petroleira, com a confirmação do nome ocorrendo posteriormente na assembleia de acionistas, onde a União detém a maioria.
Durante suas conversas com o presidente Lula e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), Magda Chambriard comprometeu-se a implementar o plano de investimentos da empresa, o que inclui realizar investimentos e projetos defendidos pelo presidente, como em refinarias (Abreu e Lima e Comperj), explorar a margem equatorial e desenvolver a área de gás da empresa.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: