TV 247 logo
    HOME > Economia

    Haddad diz que é possível haver bloqueio e contingenciamento de despesas no Orçamento de 2024

    Em outra ocasião, Haddad havia comunicado que o contingenciamento no Orçamento de 2024 será do "tamanho necessário" para cumprir as regras do arcabouço

    Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

    247 – O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, anunciou nesta terça-feira (16) que é provável que haverá tanto um bloqueio de despesas para cumprir o teto do arcabouço fiscal quanto um contingenciamento para evitar o estouro da meta no Orçamento deste ano. As informações estarão no relatório bimestral de receitas e despesas, que será divulgado na próxima segunda-feira (22). O documento é encarado como um teste do compromisso da equipe econômica com a meta para as contas públicas e a busca pelo equilíbrio fiscal.

    "Passado os 2,5% [do teto de crescimento real da despesa no arcabouço fiscal], tem que haver contrapartida de bloqueio, e contingenciamento no caso de receita [abaixo do esperado]. Nós estamos com essa questão pendente ainda, do cumprimento da decisão do STF [Supremo Tribunal Federal] sobre a compensação [da desoneração da folha de pagamentos]", disse.

    Em outra ocasião, Haddad já havia comunicado que o contingenciamento no Orçamento deste ano será do "tamanho necessário" para cumprir as regras do arcabouço fiscal. Essa medida é utilizada para conter gastos quando a meta fiscal está em risco devido à queda na arrecadação.

    Ainda nesta terça-feira, o ministro reiterou o compromisso do governo Lula com o arcabouço fiscal, afirmando que a declaração do presidente à TV Record foi descontextualizada. (Com informações de Folha).

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados