Governo e Congresso concordam em pedir ao STF novo prazo para resolver desoneração da folha
A desoneração deve vigorar em 2024, com uma reoneração gradual prevista para os anos seguintes
247 – O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Congresso Nacional concordaram em solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) um prazo maior para determinar a compensação financeira da desoneração da folha, conforme informou a CNN Brasil nesta terça-feira (16).
Segundo o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), o pedido será realizado pela Advocacia-Geral da União (AGU). Wagner, relator do texto na Casa, ainda não apresentou o parecer devido à falta de um entendimento sobre a questão.
“Conversei com [o ministro da Fazenda, Fernando] Haddad e concordamos, então vai ter esse pedido [de prorrogação do prazo] provavelmente até o fim de agosto”, disse Jaques em entrevista a jornalistas no Senado.
Em maio, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin, relator da ação na Corte, determinou que o governo e o Congresso chegassem a um acordo em um período de dois meses sobre o benefício concedido à 17 setores da economia.
O novo prazo, que vai até o final de agosto, leva em conta o recesso parlamentar, que começa em 18 de julho.
A desoneração deve vigorar em 2024, com a reoneração gradual prevista para os anos seguintes, até 2027. Atualmente, o governo estuda aumentar em 1% a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para os bancos como medida compensatória. No entanto, os congressistas são contrários ao aumento da tributação.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: