TV 247 logo
    HOME > Economia

    Lira cobra retratação do Carrefour e defende pautar ‘reciprocidade econômica’ no Congresso

    “Nos incomoda muito o protecionismo europeu, principalmente da França, contra o Brasil", disse o presidente da Câmara

    Arthur Lira (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira que o Congresso deve discutir medidas de “reciprocidade econômica” contra a França, informa O Globo. A declaração foi feita durante o evento Global Voices, promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em São Paulo.

    O posicionamento de Lira responde à recente fala do CEO do Carrefour, o francês Alexandre Bompard, que anunciou a intenção de interromper a compra de carnes oriundas do Mercosul por supostas preocupações com padrões e exigências ambientais “Nos incomoda muito o protecionismo europeu, principalmente da França, contra o Brasil. O Congresso Nacional terá na pauta a lei da reciprocidade econômica entre países. Não é possível aceitar declarações como essa, que afetam diretamente os produtores brasileiros que seguem rígidas normas ambientais”, declarou Lira.

    O presidente da Câmara considerou o posicionamento do Carrefour um exemplo do que chamou de "protecionismo injusto", defendendo que o Brasil, com seu Código Florestal, tem uma das legislações ambientais mais rígidas do mundo. “Precisamos dar uma resposta clara para que esse protecionismo exagerado não prejudique nossos interesses. É hora de mostrar que quem protege o meio ambiente no Brasil trabalha dentro da lei”, completou.

    A declaração de Bompard ocorreu em meio à crescente oposição de agricultores franceses ao acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul, que enfrenta resistência na França. Em resposta, os maiores frigoríficos brasileiros decidiram suspender o fornecimento de carne ao Carrefour no Brasil, que também controla a rede Atacadão.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados