TV 247 logo
    HOME > Economia

    Miriam Leitão reconhece a coleção de boas notícias na economia sob o comando de Lula e Haddad

    PIB em alta, desemprego em queda e inflação controlada são alguns dos indicadores do governo Lula

    Miriam Leitão e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução | Ricardo Stuckert)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 – A jornalista Miriam Leitão reconheceu, em sua coluna desta terça-feira, o festival de boas notícias econômicas no governo Lula. "O primeiro trimestre do ano foi bom e hoje sairá o número que mostra isso, há previsões entre 0,5% a 0,9% para o crescimento do PIB, maior do que o inicialmente previsto. Além disso, houve queda do desemprego e queda da inflação, dois dados que não costumam cair juntos. Isso é ainda mais notável quando há um aumento da renda, como houve", destaca a jornalista.

    A colunista também ressalta os bons números da balança comercial. "Entre janeiro e março deste ano, o Brasil exportou US$ 78,3 bi, 3,2% mais do que no ano passado. Tanto a exportação, quanto o saldo de US$ 19 bi, foram recordes", assinala.

    O aspecto mais importante é a redução significativa da inflação – o que deveria acelerar o processo de queda da taxa de juros. "A desinflação tem sido rápida. Para se ter uma ideia, a inflação que terminou o ano passado em 4,62%, chegou em março meio ponto mais baixa, em 3,9%. Em abril, o acumulado em doze meses foi de 3,69%, quase um ponto percentual menor em apenas quatro meses. O ano será muito diferente de 2023", aponta. "Esses fatos juntos — aumento de renda, alta de crédito e queda do desemprego — preocupam quando a inflação começa a subir. Mas ela está em queda. A inflação de serviços, para a qual todos estão olhando, parou de cair, continua rodando em torno de 5%, mas a avaliação dos economistas é que ela vai ceder", escreve ainda a jornalista.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados