TV 247 logo
      HOME > Economia

      No primeiro Copom sob liderança de Galípolo, BC aumenta juros a 13,25%

      Aumento foi de um ponto percentual e era esperado pela Faria Lima. Brasil tem o segundo maior juro real do mundo com a decisão

      Sede do Banco Central em Brasília (Foto: Reuters/Adriano Machado)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu nesta quarta-feira (29) aumentar a taxa básica de juros, a Selic, em 1 ponto percentual, elevando o custo dos empréstimos a 13,25% ao ano. A decisão foi unânime.

      Essa foi a primeira reunião sob o comando do novo presidente do BC, Gabriel Galípolo, e a quarta elevação consecutiva da Selic. Segundo a edição mais recente do boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado, a taxa básica deveria subir 1 ponto percentual.

      No comunicado da última reunião, em dezembro, o Copom informou que elevaria os juros básicos em 1 ponto percentual nas reuniões de janeiro e de março. Na ocasião, o Copom citou como justificativa fatores como o agravamento das incertezas externas e os ruídos provocados pelo pacote fiscal do governo federal no fim do ano passado. 

      Após chegar a 10,5% ao ano de junho a agosto do ano passado, a taxa começou a ser elevada em setembro do ano passado, com uma alta de 0,25 ponto, uma de 0,5 ponto e uma de 1 ponto percentual.

      A ata do Copom desta quarta será divulgada dentro do prazo regulamentar de seis dias úteis. (Com informações da Agência Brasil). 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados