Petrobras apresenta argumentos para explorar a Margem Equatorial
Em outubro, o Ibama sinalizou que irá manter o parecer que reafirma sua posição contrária à liberação da Margem Equatorial para exploração de petróleo
247 - A Petrobras apresentou nesta terça-feira (4) ao Ibama uma proposta para perfurar o Poço FZA-M-59, em águas profundas do Amapá, na Margem Equatorial brasileira.
Uma fonte com conhecimento do assunto afirmou que a estatal conta com o mais alto compromisso técnico de todos os times envolvidos no projeto e que a proposta apresentada é "robusta".
O posicionamento vem após o Ministério Público Federal pedir, na mesma data, que a Petrobras faça mais estudos antes de seguir com seus planos para perfurar a região, citando potenciais efeitos de condições climáticas extremas nas marés.
Em outubro, o Ibama sinalizou que irá manter o parecer que reafirma sua posição contrária à liberação da Margem Equatorial para exploração de petróleo, considerada a área de maior potencial energético do país após o pré-sal. A posição do Ibama ameaça a segurança energética do Brasil e também a segurança econômica, uma vez que as exportações de petróleo contribuem fortemente para a balança comercial. A Petrobras adverte que essa postura poderá resultar na necessidade de o Brasil importar petróleo já na próxima década.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: