Lula se reúne com senadores e prefeito para discutir exploração de petróleo na Margem Equatorial
Os senadores Eduardo Braga e Omar Aziz, e o prefeito de Manaus, David Almeida, são favoráveis à exploração na região
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta terça-feira (12) com os senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Omar Aziz (PSD-AM), e com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) para discutir a exploração de petróleo na Margem Equatorial, informa o G1. No mês passado, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) indeferiu um pedido da Petrobras para explorar na região e solicitou mais informações sobre os planos da estatal.
A exploração de petróleo na Margem Equatorial é um dos principais planos da Petrobras para ampliar a produção nacional. O planejamento estratégico da estatal prevê investimento de US$ 3,1 bilhões para a perfuração de 16 poços na Margem Equatorial, área que se estende pela costa do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, no período de 2024 a 2028. Para políticos das regiões Norte e Nordeste, a exploração é vista como uma oportunidade de desenvolvimento para os estados.
No entanto, a execução do plano precisa da concessão de uma licença para Avaliação Pré-Operacional (APO), que ainda está em análise pelo Ibama. Essa licença considera indicadores de biodiversidade, magnitude e persistência dos impactos, além do comprometimento da área prioritária.
O pedido de licenciamento avaliado pelo Ibama é referente ao bloco FZA-M-59. O projeto para perfuração de poço está a cerca de 500 km da foz do Rio Amazonas, a 175 km da costa do Amapá e a 2.880 metros de profundidade.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: