HOME > Economia

Senado dá como certa indicação de Galípolo para presidência do BC: "Não vai ter surpresa"

O mandato do presidente da instituição, Roberto Campos Neto, termina em dezembro deste ano

Gabriel Galípolo (Foto: Washington Costa/MF)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, é atualmente o principal nome para substituir o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, cujo mandato termina em dezembro deste ano. De acordo com a Folha de S. Paulo, em reportagem publicada neste domingo (11), a indicação de Galípolo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já é considerada como certa pelo Senado.

"Não vai ter surpresa de última hora em relação ao nome dele. Acho que é o Gabriel mesmo", disse o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), em entrevista à Folha.

O parlamentar também mencionou que espera uma antecipação da indicação, assegurando que a sabatina e a votação serão pautadas em breve na Casa. "Não vou ficar segurando", informou.

A CAE é a comissão responsável por realizar a sabatina e votar a indicação feita pelo presidente Lula. Posteriormente, o plenário do Senado realiza uma nova votação para confirmar a nomeação.

Galípolo tem adotado um tom firme em relação à política monetária, indicando que poderá aumentar os juros, se necessário, para perseguir a meta de inflação. A postura tem sido bem recebida pelo mercado, dissipando dúvidas sobre uma possível leniência no combate à inflação no comando do BC. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados