Ternium rebate CSN e denuncia fake news plantada pela concorrente da Usiminas
Empresa de Benjamin Steinbruch estaria tentando desviar foco da obrigação de venda de ações
247 - Nesta quinta-feira (27), a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) fez um novo ataque contra a Ternium, empresa com a qual trava uma disputa de anos pela Usiminas. A empresa de Benjamin Steinbruch divulgou em Minas Gerais um anúncio no qual acusa a Ternium México de ter sido denunciada na Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio de nota, a Ternium denuncia fake news por parte da companhia e afirma que a CSN tenta desviar o foco da necessidade de venda das ações que mantém ilegalmente na Usiminas.
Confira a nota da Ternium na íntegra:
A Ternium repudia a postura lamentável da CSN de criar fake news para desviar o foco da decisão judicial que manda a empresa vender as ações ilegais compradas da Usiminas. Ao invés de focar na redução da dívida bilionária e melhorar a sua operação siderúrgica em Volta Redonda, a CSN gasta milhões de reais para publicar anúncios falsos.
É uma irresponsabilidade da CSN acusar a Ternium de ter relações com cartéis do tráfico no México ou responsabilidade por desaparecidos na região de mineração do país. A Ternium condena qualquer forma de violência e repudia categoricamente qualquer especulação ou difamação que tente vincular a Ternium ou seus funcionários a casos violentos de desaparecimento de pessoas no México. A Ternium opera com transparência, em conformidade com a lei, com senso de responsabilidade social e sob os mais altos padrões de governança em todas as suas operações.
Sobre o desaparecimento dos líderes da comunidade de Aquila, Ricardo Lagunes e Antonio Días, as autoridades mexicanas investigaram o caso e prenderam dois suspeitos. A Ternium colaborou ativamente em tudo que está ao seu alcance para contribuir com o caso dos desaparecidos e auxiliar os órgãos locais.
A Ternium leva esta situação com a maior seriedade, enfatizando que ambos mantiveram uma relação de diálogo com abertura, liberdade, respeito e valorização pessoal com a Ternium e seus dirigentes. Observe também que nenhum deles jamais iniciou ou promoveu qualquer ação legal contra a Ternium.
Veja a nota da CSN:
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) ressalta que a Ternium segue tratando com desrespeito assuntos da mais alta relevância. Ao alegar que são fake news as acusações que pesam contra ela, a empresa estrangeira desconsidera que a denúncia foi apresentada na Organização das Nações Unidas (ONU) por um grupo de entidades internacionais de Direitos Humanos, sendo noticiada tanto no exterior quanto na imprensa brasileira – como confirmam os links abaixo.
As inúmeras denúncias contra a Ternium no México sobre a ligação da empresa com cartéis e o desaparecimento de ativistas, como constatado pela Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), demonstram que os funcionários da Usiminas e seus familiares, assim como os cidadãos de Ipatinga e as autoridades brasileiras de uma forma geral, merecem esclarecimentos por parte da Ternium a respeito de tema tão grave.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: