TV 247 logo
    HOME > Empreender

    Aumento na procura de produtos sustentáveis gera oportunidades para pequenos negócios

    Conheça dicas e programas do Sebrae que podem ajudar a incrementar as vendas e o faturamento inseridos no marketplace do Brasil e países vizinhos.

    Folhas de papelão reciclado (Foto: Reuters/Daniel Becerril )

    Agência Sebrae - A sustentabilidade está em alta e os empreendedores devem ficar atentos às novas oportunidades. Levantamento do Mercado Livre (Tendências 2023) aponta aumento em 40% das vendas de produtos sustentáveis pelos pequenos negócios inseridos no marketplace do Brasil e países vizinhos. Itens como garrafa térmica, vinagre orgânico, bicicletas, placas solares e fraldas ecológicas indicam a tendência dos brasileiros de optar por uma vida mais ecologicamente responsável. De acordo com a empresa, os millenials, aquelas pessoas nascidas entre 1981 e 1996, são os maiores consumidores desse mercado, atingindo cerca de 40% do total.

    Para auxiliar os donos de pequenos negócios, o Sebrae conta com diversas iniciativas como o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), que existe para compartilhar conhecimentos e disseminar novos caminhos em busca de um modelo de sociedade que equilibre os valores financeiros, sociais e ecológicos e tem realizado programas e ações com o intuito de impulsionar o assunto entre os microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Uma dessas ações é o programa Inova Amazônia, que já atendeu mais de 800 startups da região para estimular ideias inovadoras que promovam a bioeconomia. Também estão abertas as inscrições para o Inova Cerrado e Inova Pantanal.

    No ramo dos bares e restaurantes, o Sebrae também tem construído parcerias para aprimorar os produtos e a prática dos pequenos negócios. Uma delas é o Conexão Abrasel, realizada com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. A iniciativa oferece capacitações que abordam temas como eficiência energética, gestão de resíduos e alimentos de origem.

    Já no campo da moda, o Sebrae lançou, neste ano, o Guia de Moda Sustentável. O conteúdo traz informações e dicas para os empreendedores do segmento da moda se alinharem com a tendência eco-friendly. Dados compilados pela instituição apontam que o segmento de moda representa cerca de 8,3% do total de CNPJs ativos no Brasil – sendo as micro, pequenas e médias empresas 97,5% desse universo.

    Microempreendedores individuais

    De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, houve crescimento na implementação de ações sustentáveis avaliadas pela instituição, entre os anos de 2022 e 2024. A pesquisa mostra que a medida mais praticada pelos MEI é o Controle do Consumo de Energia (75% dos entrevistados), seguida pelo Controle do Consumo de Água (67% dos empreendedores) e Separação de Lixo para Coleta Seletiva, que foi a atividade que registrou maior crescimento de adesão, saindo de um patamar de 52% (2022) para 64% de praticantes este ano.

    Dicas para ter um negócio mais sustentável

    • Planejamento Estratégico – Procure saber quais são os aspectos de sustentabilidade mais importantes no seu segmento. Assim, é possível promover melhorias e avaliar a produção.
    • Gestão Ambiental – Trabalhe para reduzir ou eliminar todos os tipos de poluição causados pela sua empresa. Controle os impactos de suas atividades e de seus produtos ou serviços.
    • Uso eficiente da água – Fique atento a vazamentos e desperdícios. Analise o modo de fabricação dos produtos ou prestação de serviços para encontrar novas formas de reduzir o consumo de água.
    • Gerenciamento de resíduos sólidos – Tente encontrar formas de reduzir a geração de resíduos, como sobras. Muitas vezes, é possível produzir mais gastando menos matéria-prima.
    • Uso eficiente de Energia – Prefira sempre a iluminação natural, pinte as paredes com cores claras e instale equipamentos que consomem menos energia. Se possível, estude a possibilidade de adotar energias alternativas no seu negócio, como a solar fotovoltaica.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados