“A extrema direita quebra todas as regras e não é Moraes quem está ‘fora do rito’”, diz João Cezar de Castro Rocha
Historiador critica a atuação de figuras políticas como Pablo Marçal e alerta para os riscos que representam ao sistema democrático
247 - Em entrevista recente ao programa Boa Noite 247, o historiador e pesquisador João Cezar de Castro Rocha criticou duramente a atuação da extrema direita no Brasil e figuras como Pablo Marçal, candidato a prefeito de São Paulo pelo PRTB. Rocha afirmou que "a extrema direita quebra todas as regras e não é Moraes quem está ‘fora do rito’", referindo-se ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em um contexto de crescente tensão política e judicial no país.
O historiador destacou a influência negativa de Marçal no cenário político atual, comparando-o ao político argentino Javier Milei. "Marçal despreza Bolsonaro e seu modelo é Milei. O sistema político não tem condições de frear uma figura como Pablo Marçal", afirmou. Para Rocha, Marçal e Milei são "parasitas do sistema político", aproveitando-se das brechas e fragilidades existentes para avançar com suas agendas.
Rocha alertou para as consequências de figuras como Marçal permanecerem na política brasileira. "Se figuras como Marçal não forem banidas, o Brasil se tornará inviável. Se Marçal não for impugnado, estaremos na antessala do inferno em 2026", disse, reforçando a necessidade de uma resposta firme das instituições para proteger a democracia e a integridade do sistema político.
Assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: