TV 247 logo
    HOME > Entrevistas

    “A pauta do governo Lula não pode ser a da centro-direita”, diz Genoino

    Ex-presidente do PT critica ajuste fiscal, relação com o mercado e cobra protagonismo da esquerda

    (Foto: (FOTO :ABR))
    Dafne Ashton avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Durante entrevista ao programa Bom Dia 247, o ex-presidente nacional do PT, José Genoino, fez críticas contundentes à condução política e econômica do governo Lula, destacando a necessidade de maior protagonismo das forças de esquerda diante das decisões econômicas recentes.

    Genoino manifestou preocupação com as medidas econômicas adotadas pelo governo. “Eu entendo que abono salarial, critérios para aumento do salário mínimo e exigências para o BPC atingem a população mais carente.”

    Segundo Genoino, o governo está preso a uma política econômica dominada pela especulação financeira e pela lógica do mercado. “O que eles fizeram nas últimas semanas foi um terrorismo financeiro para especular com o dólar e pressionar por aumento dos juros. Conseguiram. Nós estamos sendo prisioneiros dessa oligarquia financeira.”

    O ex-presidente do PT criticou a estrutura do chamado arcabouço fiscal e a submissão do governo às pressões econômicas. “O governo está prisioneiro do teto de gastos. Essa limitação impede ousadia nas políticas sociais. É necessário enfrentar esse modelo.”

    Sobre a reforma ministerial, Genoino alertou para uma guinada do governo rumo ao centro e centro-direita. “Na medida em que o governo faz um giro ao centro e ao centro-direita, temos que fortalecer o polo de esquerda. Caso contrário, o PT se submete a uma espécie de social-liberalismo.”

    Ao tratar das relações entre governo e movimentos sociais, ele criticou a falta de um debate mais profundo. “Não há um debate sobre a relação com os movimentos sociais e reivindicações populares. A pauta do governo não pode ser a da centro-direita.”

    Genoino defendeu uma postura mais assertiva do governo diante das pressões econômicas e sociais. “Se não tensionarmos, vamos nos diluir. Precisamos articular um bloco de esquerda no Congresso para marcar posição e acumular forças.”

    Em relação à comunicação do governo, o ex-presidente do PT afirmou que a questão não é técnica, mas política. “Você vai comunicar o quê? Para quem? O governo precisa definir uma linha política clara. Comunicação sem conteúdo não resolve.”

    Por fim, Genoino destacou a importância de uma condução política mais firme e uma reorganização do núcleo político do governo. “É preciso um núcleo político forte no Palácio do Planalto, que tenha autonomia para articular e definir rumos. O governo Lula é uma oportunidade histórica, mas não pode ficar constrangido pela lógica do mercado.” Assista: 

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados