"A proposta de escala 6x1 expõe contradições e racha a direita", diz Leonel Brizola Neto
Dep. Leonel Brizola Neto aponta que pauta trabalhista vem dividindo eleitores da direita e alerta para os impactos da precarização das relações de trabalho
247 - Durante entrevista ao programa Boa Noite 247, o deputado Leonel Brizola Neto abordou a proposta da escala de trabalho 6x1 e o impacto que vem gerando entre eleitores da direita. Para o deputado, a discussão expôs contradições entre quem defende os direitos dos trabalhadores e aqueles que apoiam os interesses patronais, levando a um “racha na direita”.
“O tema do trabalho é algo que mexe diretamente com a vida das pessoas, e isso rachou a direita. Os próprios eleitores da extrema direita começaram a questionar essa pauta”, explicou Brizola Neto. Ele ressaltou que a proposta de jornada 6x1 – seis dias trabalhados para um de descanso – atinge principalmente os trabalhadores mais vulneráveis e impacta diretamente sua qualidade de vida. “Vêm eles e dizem que o trabalhador deve trabalhar até a exaustão, mas quem está na linha de frente percebe a diferença entre trabalhar muito e ter uma vida digna.”
Para o deputado, o debate sobre a escala 6x1 é mais um exemplo da precarização das relações de trabalho e dos limites enfrentados pelos trabalhadores no país. “Hoje, o trabalho é precarizado de início, meio e fim. Isso atinge diretamente a saúde das pessoas, o tempo com a família e a forma como vivem e pensam”, disse.
Brizola Neto defendeu que a discussão da pauta trabalhista pode servir como um caminho para a esquerda politizar o debate e conscientizar a população sobre o que ele considera uma “diferença clara” entre os interesses de patrões e empregados. “É uma questão que vai além da esquerda ou direita; é sobre quem defende o trabalhador e quem defende o patrão”, concluiu.
Assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: