TV 247 logo
    HOME > Entrevistas

    "Dilma e Putin estão construindo o mundo multipolar", diz Pepe Escobar

    Correspondente internacional fala sobre o novo sistema de pagamentos internacional, o "Unit", que foi debatido no Fórum de São Petersburgo. Assista na TV 247

    Pepe Escobar, Dilma Rousseff e Vladimir Putin (Foto: Brasil 247 | Vladimir Smirnov / TASS / Kremlin)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 – O jornalista Pepe Escobar relatou, em entrevista à TV 247, sua experiência no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF) de 2024, realizado de 5 a 8 de junho, na cidade russa. O correspondente internacional descreveu o evento como um “frenesi” e destacou a importância de alguns temas centrais discutidos no fórum, que teve como foco a transição para um modelo multipolar da economia global.

    Na entrevista, Escobar classificou o discurso do presidente russo, Vladimir Putin, afirmando como "fantástico”. Segundo o jornalista, Putin mostrou como Moscou conseguiu se libertar das sanções ocidentais e ressaltou que “hoje, a Rússia já é a quarta economia do mundo por paridade de poder de compra e caminha para ser a terceira”.

    Escobar também mencionou a participação da presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, que teve “encontros decisivos com o presidente Vladimir Putin e com o economista Sergey Glazyev”. Ele explicou que Glazyev está desenvolvendo um novo sistema de pagamentos alternativo ao Swift, conhecido como “Unit”, que será uma unidade apolítica de valor, baseada nas moedas dos BRICS, em commodities e ouro.

    Dilma Rousseff e Vladimir Putin discutiram esse novo sistema de pagamentos, que será tema de uma cúpula em Xangai, em setembro. Escobar acrescentou que “o medo do Ocidente é tão grande que os países do G7 já falam em sancionar bancos chineses” devido ao interesse crescente em aderir ao BRICS, com “40 países interessados, inclusive a Turquia”.

    O fórum contou com a presença de líderes e representantes de vários países, promovendo diálogos bilaterais de negócios. O evento é visto como um marco na busca por um modelo econômico global mais equilibrado e representativo. Assista na TV 247: 

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados