“Espero que essas pessoas sejam exemplarmente punidas”, diz Frei Betto
Frei Betto alerta sobre plano golpista e defende resgate das bases pela esquerda
247 - “Espero que essas pessoas sejam exemplarmente punidas. É minha esperança. É preciso ter pulso firme, não temer, porque senão o Brasil vai amargar no futuro uma nova ditadura militar, que, dessa vez, será muito mais trágica e genocida.” Com essas palavras, o teólogo e escritor Frei Betto reagiu à descoberta de um plano golpista para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. A declaração foi feita durante entrevista concedida ao programa Mario Vitor e Regina Zappa, onde o frei dominicano discutiu as ameaças à democracia e os rumos da esquerda brasileira.
Frei Betto destacou que, diante do avanço do autoritarismo, é fundamental que a esquerda retome o contato com as bases populares e “suje os pés” para recuperar espaço nas comunidades e periferias. Ele atribuiu a perda de influência nesses territórios à ausência de partidos progressistas, espaço que, segundo ele, foi ocupado por cristianismo fundamentalista, narcotráfico e milícias.
Na entrevista, Betto exaltou a trajetória de Lula como exemplo do sucesso do trabalho popular iniciado nos anos 1970, durante a ditadura militar, sob influência do método Paulo Freire. Ele descreveu o ex-presidente como um “fenômeno” por ser um líder de origem humilde que chegou ao poder. “Isso representa o êxito do nosso trabalho popular”, afirmou.
Frei Betto também alertou sobre os riscos do atual cenário político. “A elite tirou a máscara. Hoje as pessoas de direita não têm vergonha, sentem orgulho de se declarar de direita. E diria mais: se Hitler e Mussolini vivessem hoje ficariam muito bem na foto.”
Apesar das críticas, Betto ressaltou avanços significativos no governo Lula e pediu uma comunicação mais eficiente para ampliar a compreensão popular sobre as mudanças. “Tem coisas extraordinárias que estão sendo feitas nesse governo. Em reunião com Lula, ele nos deu dados absolutamente impactantes. É preciso uma comunicação melhor e mais frequente por parte do governo.”
Encerrando com otimismo, Frei Betto reforçou a importância de cultivar esperança e utopia: “Vamos guardar o pessimismo para dias melhores. Temos que injetar utopia na veia e tirar Paulo Freire das prateleiras.” Assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: