HOME > Entrevistas

"Extrema-direita precisa ser enfrentada também em Porto Alegre", diz Maria do Rosário

Em entrevista à TV 247, a candidata do PT fala sobre sua expectativa em relação às eleições municipais

Maria do Rosário. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Em entrevista à TV 247, a deputada federal e candidata à prefeitura de Porto Alegre, Maria do Rosário (PT), destacou a necessidade de enfrentar a extrema-direita também no cenário local, associando o bolsonarismo à candidatura de seu principal adversário, o atual prefeito Sebastião Melo. A parlamentar trouxe à tona sua expectativa em relação às eleições municipais, enfatizando a importância de propostas concretas e o enfrentamento das dificuldades ideológicas.

“Estamos em uma condição polarizada e ideologizada ao extremo pela extrema-direita, aquela turma que, digamos, reza para pneu com o celular sobre a cabeça”, ironizou Maria do Rosário, criticando a superficialidade das propostas adversárias. Ela ressaltou os investimentos de mais de R$ 5 bilhões feitos pelo governo federal em obras públicas para Porto Alegre, mencionando a dificuldade da cidade em diversificar sua economia.

Na entrevista, a deputada ainda refletiu sobre a rejeição que acredita enfrentar, mas afirmou estar segura de sua trajetória e preparo para liderar a capital gaúcha. "Se eu não avaliasse que sou uma pessoa preparada e em condições de vencer essa eleição com ideias, eu não disputaria", afirmou Maria do Rosário, que destacou sua longa carreira pública. Ela já foi vereadora, deputada estadual e federal, além de ter ocupado o cargo de ministra de Estado no governo de Dilma Rousseff.

A candidata também abordou o machismo e a misoginia que, segundo ela, fazem parte do cotidiano de mulheres na política. "Sei que enfrento discursos rasos contra os direitos humanos daqueles que tentam nos desqualificar por aquilo que é nossa virtude: mantermos uma postura em defesa da democracia", disse, afirmando que esses ataques não a desmotivam, mas reforçam seu compromisso com a cidade e seus eleitores.

Maria do Rosário destacou ainda o desafio de enfrentar uma candidatura fortemente apoiada pelo bolsonarismo e com maior tempo de propaganda na televisão. “Essa extrema-direita precisa ser enfrentada com o contraponto que estamos fazendo, comprometidos com o que sabemos fazer: educação de qualidade e políticas públicas justas”, defendeu, mencionando sua formação acadêmica em pedagogia, seu mestrado em educação e doutorado em ciência política.

Ela também frisou que a eleição em Porto Alegre tem uma relevância que vai além do município. "Estamos fazendo duas eleições: a que muda a cidade e a que mantém a presença da democracia contra o fascismo", concluiu Maria do Rosário, destacando a importância de um segundo turno justo e equilibrado em termos de tempo de propaganda. Assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados