TV 247 logo
      HOME > Entrevistas

      Glauber Braga reage a processo de cassação: “Não vamos entregar. Vai ter luta até o fim”

      Deputado afirma que relatório que pediu sua cassação foi "comprado" e reforça que seguirá na luta contra tentativa de intimidação

      (Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados )
      Dafne Ashton avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) afirmou que resistirá até o fim à tentativa de cassação de seu mandato, em declaração contundente concedida ao programa Brasil Agora, da TV 247. Em meio ao processo que tramita no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, o parlamentar denunciou o que chamou de relatório "comprado", elaborado pelo deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), em suposto acordo com o ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

      “Eu já esperava que isso viria a acontecer, porque todas as notícias davam conta de um relatório comprado. E foi o que eu procurei mostrar, inclusive cruzando uma listagem das emendas que foram canceladas por Flávio Dino no final do ano. Ali estava uma relação de emendas indicadas para o próprio relator”, disse Braga, relacionando diretamente o parecer contra ele à atuação do chamado orçamento secreto.

      Segundo o parlamentar, o documento apresentado ao Conselho de Ética estaria menos voltado para a apuração dos fatos e mais comprometido com a defesa de Arthur Lira. “Parecia uma peça para ser entregue ao Lira como um agradecimento pelo acordo firmado. Só que esse agradecimento foi comprado. O relator rasgou elogios a Lira, como se eu não pudesse questionar o ex-presidente da Câmara, como se não houvesse elementos políticos evidentes nessa discussão”, criticou.

      Braga tem sido uma das principais vozes contra o orçamento secreto, mecanismo orçamentário utilizado em governos anteriores para a destinação de recursos públicos sem transparência. Para ele, a tentativa de cassação é parte de um esforço para silenciar opositores dessa prática. “Eles imaginavam que, com o início dessa representação, eu pediria a bênção deles, que eu me enquadraria no jogo. Como isso não aconteceu, agora avançam com a solicitação de cassação. Mas eu não vou recuar. Estou com a faca entre os dentes, estou com a machadinha entre os dentes e vou seguir firme fazendo as denúncias que têm que ser feitas e tocando essa luta”, garantiu.

      Durante a entrevista, o deputado também destacou o apoio que tem recebido de militantes e movimentos sociais. “Meu agradecimento é profundo. Essas pessoas ocupam os espaços, fazem o enfrentamento, se mobilizam contra essa perseguição política. Isso mostra que essa luta não é só minha, mas de todos que acreditam em um mandato combativo e independente”, pontuou.

      Braga preferiu não fazer cobranças ao governo federal, mas alertou para as consequências mais amplas do processo de cassação. “O governo tem a sua própria agenda, suas questões para tocar. Eu nunca fiz uma cobrança pública exigindo solidariedade. Quem se solidariza, eu evidentemente agradeço. Mas essa cassação não é só contra mim. É uma tentativa de silenciamento de todos que se opõem a essa estrutura de poder”, declarou.

      A votação do relatório está prevista para ocorrer na próxima sessão do Conselho de Ética. Glauber Braga reafirmou que não haverá desistência. “Eles acham que vão cassar esse mandato sem resistência? Não vão. Nós vamos resistir até os 48, 49 do segundo tempo. Não vamos entregar isso sem briga. Vai ter luta até o final, porque essa batalha não é só minha, mas de todos que acreditam na democracia e na justiça.”Assista: 

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados