HOME > Entrevistas

"Já estamos em um mundo multipolar", diz Jeffrey Sachs

Economista afirma que os Estados Unidos devem sair de uma política de confrontação para outra de colaboração com Rússia e China

(Foto: Reuters | Divulgação)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Em entrevista concedida ao analista geopolítico indiano S.L.Kanthan para o canal "Geopolitics Demystified" no YouTube, o professor Jeffrey Sachs abordou a complexidade da política externa dos Estados Unidos e sua percepção de império. Durante o programa, Sachs ofereceu uma visão crítica sobre a narrativa predominante nos círculos políticos e acadêmicos americanos, ressaltando a falta de debate significativo sobre temas cruciais da geopolítica global.

Sachs destacou a mentalidade de excepcionalismo que permeia a história dos EUA desde a era colonial: "Houve sempre uma grandiosidade no pensamento americano desde a fundação das colônias britânicas na América do Norte". Ele prosseguiu explicando como essa visão se expandiu com o conceito de "Destino Manifesto" e culminou em uma postura imperialista após a Guerra Hispano-Americana de 1898. "Quando a Guerra Civil Europeia, que chamamos de Primeira Guerra Mundial, terminou, os líderes americanos disseram: 'Este é o nosso mundo agora'", citou Sachs, destacando a autoatribuição de um papel dominante pelos EUA.

Durante a conversa, o professor também comentou sobre os desafios contemporâneos que os EUA enfrentam em um mundo cada vez mais multipolar, criticando a aderência a uma visão unipolar obsoleta. "Estamos já em um mundo multipolar", afirmou Sachs, questionando a persistência de políticas baseadas em uma supremacia global inexistente. Ele criticou a estratégia dos EUA de expandir a OTAN e as tentativas de impor mudanças de regime, que descreveu como "guerras de escolha" que pioraram a posição internacional dos EUA.

Sachs enfatizou a necessidade de uma abordagem mais cooperativa e menos confrontadora em relação a outras potências globais, como China e Rússia. "O que deveríamos fazer é ajudar os EUA a sair de suas ilusões, de forma pacífica, clara, mas firme", sugeriu, propondo uma reavaliação das políticas externas baseadas em realidades geopolíticas atuais. A entrevista completa pode ser assistida no canal "Geopolitics Demystified" no YouTube, onde Sachs e o analista S.L.Kanthan discutem esses e outros temas relevantes para o entendimento da política global atual. Assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados