TV 247 logo
      HOME > Entrevistas

      “O motivo de algemas tem que ver com a necessidade e não com o desejo de humilhar”, diz advogado

      Advogado Nélio Machado critica tratamento a deportados nos Estados Unidos e elogia reação do governo brasileiro

      (Foto: Divulgação )
      Dafne Ashton avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Em entrevista ao programa Boa Noite 247, o advogado Nélio Machado criticou o uso de algemas em deportados brasileiros nos Estados Unidos, chamando a prática de afronta aos princípios de dignidade humana previstos na Constituição brasileira. Ele enfatizou que o uso de algemas deveria ser justificado por necessidade e não por intenções de humilhar ou constranger.

      “A avaliação é muito triste. Como é possível transformar pessoas em objetos, não de direitos, mas de sujeição à prepotência? Porque é possível?”, questionou Machado, ao comentar a tradição norte-americana de intensas medidas de segurança.

      Para o advogado, práticas como o uso de algemas nos pés de deportados e interrogatórios exagerados são incompatíveis com os valores de liberdade que os Estados Unidos frequentemente pregam. Ele elogiou a reação do governo brasileiro: “Acho que a reação do governo brasileiro foi muito positiva, ao estabelecer um freio inibitório com relação a esse desmedido, que é intolerável, inadmissível.”

      Machado destacou ainda a competência jurídica do Brasil em situações envolvendo deportados que chegam ao país. “Nossa Constituição garante a dignidade da pessoa humana. Uma aeronave sobrevoando o território brasileiro é submetida, em relação aos tripulantes, à jurisdição brasileira.”

      O advogado relatou experiências anteriores, como na Lava Jato, em que clientes foram transportados sem constrangimentos desnecessários, e reforçou que deportados não devem ser tratados como criminosos. “Isso realmente afronta qualquer princípio universal de bom senso, de razoabilidade e de preservação, ao que estatua o artigo 5º na nossa Constituição, respeito à dignidade humana.” Assista: 

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados